Ações Educativas

Ações educativas envolvem escolas particulares e públicas da região de Santo Amaro-SP, com os moradores da Casa Ondina Lobo.

Material de apoio para as pré visitas ao Lar Ondina Lobo. Neste espaço o educador pode se apropriar do material elaborado para estimular seus alunos a produzirem trabalhos artísticos que falem sobre eles e seus respectivos sonhos. Após elaborados os desenhos, os alunos participantes, vão até o lar e lá conversam com os moradores com a finalidade de atingir os objetivos do projeto.

Veja abaixo as sugestões de atividades:

1)Ação educativa: Atividade entre gerações no Lar Ondina Lobo - IDENTIDADE

Atividade 1) IDENTIDADE (crachá-paisagem)

Objetivo: Auto conhecimento e compartilhamento de informações entre gerações.

CONTEÚDO CONCEITUAL: A paisagem na arte. Significados do Sol. O elemento ponto e a linha.

CONTEÚDO PROCEDIMENTAL: Como representar os reflexos e os raios do Sol.

CONTEÚDO ATITUDINAL: Sua identidade na paisagem. Pensamento positivo, Confiar, fruir e criar.

MATERIAL DE APOIO: Vídeo, paisagem Sol. Inspiração para criar a sua paisagem com elementos que falam sobre você.

Vídeo de apoio elaborado pela Prof. Dr. do Projeto Silvia Trentin

PROPOSTA

Etapa A) Com as inspirações e reflexões do vídeo, produza uma paisagem em tamanho A4 que tenha relação com você. Que você gosta, aprecia, que teve algum fato ou acontecimento importante em sua vida. Essa paisagem será como uma identidade sua. Insira elementos que te represente. Pode ser objetos, brinquedos, seres, personagens ou plantas que são significativos para você. Esta representação pode ter relação com seu nome, cidade ou país que você nasceu. Converse com seus pais, filhos ou avós e pergunte qual elemento importante poderia ser desenhado nesta representação artística. Juntos criem, se inspire e produza o que lhe representa neste cenário/paisagem.

Etapa B) Após concluído o desenho cada criança, adolescente ou adulto irá apresentar a sua paisagem criada aos idosos do Lar Ondina Lobo. Juntos vão apresentar suas histórias, suas características, compartilhar experiências únicas dos diferentes tempos e gerações.

Etapa C) Após a conversa com os idosos, cada participante irá pegar a imagem do fragmento do rosto do idoso e das crianças e pintá-las com as cores, sensações e sentimentos que este encontro entre gerações proporcionou. A partir destas conversas um painel será criado com a integração de todas as imagens.

Produto 1) PAINEL COLORIDO COM IMAGENS DOS PARTICIPANTES E IDOSOS

24 imagens de idosos - 24 imagens de crianças/adolescentes

Avaliação: Percepções anteriores a prática artística e posteriores serão registradas para reflexões em grupo.

2) Ação educativa: Atividade entre gerações no Lar Ondina Lobo - SONHOS

Atividade 2) SONHOS (sonhos- cenários)

Objetivo: Auto conhecimento e compartilhamento de informações entre gerações que destacam os sonhos.

CONTEÚDO CONCEITUAL: A paisagem na arte. Significados da floresta e a relação com a vida. O elemento ponto e a linha.

CONTEÚDO PROCEDIMENTAL: Como representar os reflexos na paisagem e a profundidade tonal.

CONTEÚDO ATITUDINAL: Seus sonhos na paisagem. Pensamento positivo, Confiar, fruir e criar.

MATERIAL DE APOIO: Vídeo, florestas. Inspiração para criar a sua floresta/cenário com elementos que destacam seus sonhos.

Vídeo de apoio elaborado pela Prof. Dr. do Projeto Silvia Trentin

PROPOSTA

Etapa A) Com as inspirações e reflexões do vídeo, preste atenção em seus pensamentos, sentimentos, ideias e comece a criar uma nova floresta ou cenário a partir da recordação que você teve de uma ou mais árvores significativas para você. Se imagine neste ambiente e invente um novo. Como seria a paisagem, a floresta ou ambiente dos seus sonhos? Desenhe seres, objetos ou animais que são importantes para você. Não pense em cópias, apenas sinta e se resolver abstrair as árvores transformando elas em formas que representem sua experiência, percepção e interpretação do seu entorno, vá em frente. Com certeza será um lugar que traçará suas trilhas interiores e exteriores. Após concluída mostre para seus pais, filhos, ou avós e juntos construam novas histórias a partir da imagem criada, é o seu momento de se expressar, confiar, fruir e criar.


Etapa B) Após concluído o desenho cada criança, adolescente ou adulto irá apresentar a sua paisagem, cenário criado aos idosos do Lar Ondina Lobo. Juntos vão apresentar suas histórias e compartilhar experiências únicas dos diferentes tempos e gerações.

Etapa C) Após a conversa com os idosos, cada participante irá valorizar os sonhos, fantasias, experiências, desejos e histórias dos idosos residentes no lar relacionando com seus sonhos representados. Assim, expressos pelo olhar de crianças e adolescentes com interferências fotográficas dos idosos, cada produção fará parte de um quebra cabeça com a integração de todas as imagens.

Produto 2) QUEBRA CABEÇA - SONHOS

24 desenhos dos sonhos dos idosos retratados por crianças e adolescentes do ateliê e

25 pinturas com os sonhos compartilhados entre as gerações expressos por meio da pintura de ação.


Nas oficinas do Ateliê os alunos das diferentes escolas particulares e públicas irão:

Valorizar os sonhos, fantasias, experiências, desejos e histórias dos idosos residentes no lar, expressos pelo olhar de crianças e adolescentes com interferências fotográficas em suas produções artísticas a fim de concretizar a imaginação por meio de pinturas.

As crianças e os adolescentes vão até o lar e lá apresentam os seus desenhos aos idosos. Os álbuns de desenhos dos alunos será o recurso para iniciar o bate papo a fim deles se conhecerem. Conhecimento importante para inspirar as crianças e adolescentes para criarem as pinturas artísticas que represente algo importante para os idosos, nesta troca de experiências entre as gerações.

Munidos de muita inspiração será o momento de no ateliê expressar as experiências, as sensações e emoções vividas diante das narrativas contadas pelos idosos que serão representadas nas telas por meio de imagens os sonhos, as fantasias, aos desejos, sentimentos e olhares percebidos dos idosos. Nestas representações serão inseridas fotografias dos idosos, nas pinturas que eles criaram a fim de concretizar as narrativas mencionadas pelos idosos aos jovens artistas.


3) Ação educativa: Atividade entre gerações no Lar Ondina Lobo - RESSIGNIFICAR

Atividade 3) Como vejo a vida!

Objetivo: Conhecer os trabalhos artísticos dos moradores da casa. Valorizar suas produções a fim de trazer reflexões sobre novas leituras, ou seja ressignificar.

VÍDEOS DE TÉCNICAS QUE PODEM AUXILIAR NAS PRODUÇÕES

Vídeos curtos para o conhecimentos de técnicas artísticas a fim de estimular a criatividade a partir das propostas mencionadas.