Desenho - Marcos

TRABALHOS ARTÍSTICOS DE MARCOS MAGALHÃES

PROPOSTA ARTÍSTICA

Observe as características dos desenhos de Marcos Antonio Magalhães, a partir das suas percepções recrie uma produção artística. Você pode seguir as sugestões de produção logo abaixo das imagens.













Sugestões de questões para a Releitura/Ressignificação para o Docente

Educador:

Estimule o aluno a escolher uma das imagens que mais lhe chamou a atenção, na sequencia reflita as questões e em seguida os oriente para a produção artística.

Ao aluno:

1) Escolher a imagem

2) Refletir as questões do apreciar na leitura de imagens

3) Fazer sua releitura/ressignificação da obra, ou seja sua produção artística.


Etapa 1) Escolha da imagem

Etapa 2) O procedimento para a leitura das imagens das obras de Marcos pode basear-se na apreciação pelo método do americano Edmund Feldman (1970) referenciado por Neves (2000). No apreciar os alunos descreveram a imagem, analisaram - na, a interpretaram e a julgaram por meio de um questionário que pode ter algumas perguntas:

No processo de Interpretação:

· O que você sentiu ao ver a imagem? Que sentimentos? · A realidade da obra é a mesma de hoje? Como você se sentiria se estivesse dentro da obra? Se você pudesse estar dentro da pintura, em qual lugar você gostaria de estar? · Há algo em comum com a nossa vida hoje? · Você já viu alguma imagem semelhante a esta em sua vida? · Você pintaria uma imagem assim hoje? Como seria esta imagem? Que elementos, objetos, paisagens ou seres você acrescentaria? · O que será que é possível fazer para manter esta imagem hoje ou a modificação dela na nossa vida? A arte pode ajudar? · É possível viver com a realidade presente na obra hoje, se não como deveria ser? Se Sim, o que fazer para continuar?

No processo de Descrição:

· Qual o ano, título, técnica da obra? · O que você está vendo? · Há objetos, paisagem, retratos nesta obra? · Quais as cores que prevalecem? São cores quentes? São cores Frias? Neutras? · Existem linhas? Elas são finas, grossas, onduladas, retas, contínuas,...? · Que tipo de texturas existe na imagem? Lisa grossa, áspera? Em quais elementos? · Que efeitos visuais o artista conseguiu? · Qual estilo de pintura?

No processo de Análise:

· Você identifica movimento na obra? · Há contraste dos elementos? · Há uma figura central? Há algum elemento que dá equilíbrio ou desiquilíbrio? · Como é o tratamento da cor em relação às formas? Há contraste? Há volume Como é o fundo? Qual a relação entre a figura e fundo? Completam-se ou se separam? · A ideia é que eles pensem sobre a realidade atual e em que ela pode ser ou não modificada, e como o aluno pode ajudar.


Etapa 3) Fazer sua releitura/ressignificação da obra, ou seja sua produção artística.

Em uma folha A4, após escolher a imagem da artista que mais lhe chamou atenção e refletir sobre as questões, crie a sua produção artística.


Após produzir, nos envie para silviatrentin888@gmail.com que iremos inserir aqui no site. É seu momento de confiar, fruir e criar. Boas produções!